Uma empresa americana vende carros como snacks

A Carvana é uma start-up que lançou uma forma irreverente para o comércio de carros usados: os veículos são vendidos numa espécie de máquina de vendas automática. A empresa vai abrir a sua quarta loja nos EUA, em San Antonio, sendo que já está instalada em Austin, Houston e Nashville.

Com oito andares, os edifícios de venda têm capacidade para 30 carros. O cliente que comprar o automóvel pode dirigir-se a uma das máquinas, colocar uma "moeda" especial e assistir ao veículo a ser transportado por um sistema robótico, semelhante ao que já existe em alguns parque de estacionamento, até à entrada.

Os clientes podem escolher entre um total de 8.000 veículos que serão posteriormente transportados para a máquina de vendas. A empresa apostou no conceito de omni-channel – deixar os clientes comprarem onde e como quiserem. E para aqueles que moram longe de umas destas máquinas, a Carvana também pode entregar o carro em casa, como se de uma pizza se tratasse. Mas se é a experiência de ver o carro descer na famosa máquina que os clientes procuram, a companhia pode oferecer despesas de viagem até 200 dólares e transporte do aeroporto.

A Carvana garante ainda opções de financiamento, sendo que não tem responsabilidade por qualquer manutenção. Existe ainda um período de sete dias para poder devolver o carro caso o comprador não fique totalmente satisfeito. O processo de compra é bastante simples sem ser necessário qualquer encontro com um vendedor – umas das maiores vantagens apontadas pelos clientes.

Este negócio começou há quatro anos e tem feito sucesso por todo o país. Nos EUA o mercado de carros usados movimenta por ano mais de 640 mil milhões de dólares, sendo que são vendidos mais 45 milhões de veículos usados.

 

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